DICAS PARA SEU CRUZEIRO
Descubra segredos incríveis para aproveitar ao máximo sua viagem! Leia nossas dicas essenciais de cruzeiros e planeje a aventura dos seus sonhos!
Bagagem
Documentos
Embarque
Cruzeiros costumam ser espaços bastante democráticos. Ou seja: leve roupas confortáveis e com as quais você se sinta bem! Dificilmente alguém vai ficar te julgando por conta do que você veste. Durante os dias a bordo ou mesmo ao desembarcar em ilhas ou destinos turísticos, é provável que você vá utilizar roupas de banho, bermudas ou shorts, chinelos e uma bolsa ou mochila grande, onde possam ser carregados o cartão da sua cabine, celular ou máquina fotográfica, protetor solar e o que mais for necessário.
Boa parte dos cruzeiristas opta por fazer viagens de navio durante o o verão. No entanto, não se esqueça: as noites podem ser geladas em alto mar e as áreas internas da embarcação costumam ser bem frescas por conta do ar-condicionado. Um casaco leve e uma calça comprida, mesmo na estação mais quente, são bem-vindos na mala.
Dicas de bagagem para levar em viagens de cruzeiro
Tente não exagerar no tamanho da mala – Lembre-se que as cabines costumam ser pequenas e não haverá tanto espaço para guardar as bagagens sem interromper a circulação;
Itens proibidos – Na bagagem não é permitido levar itens que produzam calor ou emitam chamas (secador de cabelo, chapinas ou ferro de passar) ou que ofereçam risco à saúde e segurança dos hóspedes. Também estão proibidas comidas e bebidas de qualquer tipo;
Identifique sua bagagem – Para evitar problemas ou extravios, identifique todas as malas com o seu nome, endereço e telefone, além do número da cabine! Geralmente as próprias empresas de cruzeiro oferecem uma etiqueta para a identificação;
Prepare uma bolsa de mão – Para o dia do embarque, prepare uma mochila ou bolsa com uma muda de roupa, traje de banho, remédios ou objetos pessoais que você possa precisar. Os navios transportam milhares de passageiros e as malas costumam ser entregues nas cabines somente cerca de três horas após o embarque. Neste meio tempo, você pode querer aproveitar as piscinas ou vestir roupas mais confortáveis. Então vá preparado!
Cuidado com itens valiosos – Não deixe na mala despachada itens de valor, frágeis ou documentos. Tudo isso deve ser carregado no embarque com você, em uma mala pequena ou mochila;
Quantidade de malas – Verifique antes da viagem com a empresa de cruzeiro qual a quantidade e tamanho máximo das bagagens que você pode levar a bordo.
Em viagens de cruzeiro pela costa brasileira, os passageiros devem apresentar passaporte válido, RG ou outro documento de identidade válido em território nacional, original e em bom estado de conservação.
Cruzeiros internacionais e para países do Mercosul:
Em cruzeiros internacionais é preciso apresentar o passaporte válido (mínimo de 6 meses). Muitos cruzeiros que partem do Brasil também passam por portos do Mercosul, no Uruguai e na Argentina. Nestas viagens, brasileiros também podem embarcar com RG original (com no máximo 10 anos de emissão), em bom estado de conservação.
O horário do embarque está especificado no voucher. Programe-se para chegar ao terminal de passageiros no horário indicado pela empresa com a qual fará o cruzeiro. Para não se atrasar, lembre que milhares de passageiros estarão indo para o mesmo lugar que você, então considere eventual trânsito na cidade.
Ao chegar ao terminal de embarque, a primeira etapa será despachar as bagagens. Neste momento, você também deverá apresentar os documentos e o voucher da sua reserva (se preferir, ganhe tempo fazendo o check-in online). Após isso, é só passar com sua bagagem de mão, mochila ou bolsa pelo detector de metais e ingressar no navio.